Pular para o conteúdo principal

CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS - ENEM


Caros Professores de Francês

Nos dias 12 e 13 de dezembro, o presidente da Federação Brasileira dos professores de Francês participou  de uma reunião no MEC/SESu , convocada pela Profa. Denise Abreu, coordenadora do programa Idiomas sem Fronteiras. A pauta versou  sobre o histórico do programa Ciências Sem Fronteiras (Programa de mobilidade para o exterior dos estudantes de graduação) e de forma particular do Programa Idiomas Sem Fronteiras (ISF) que já contempla o inglês e em 2014 passará a contar com o  Francês Sem Fronteiras .
O Programa Francês Sem Fronteiras tem como meta no primeiro momento atingir alunos universitários com prévio conhecimento de francês que estão interessados em participar do processo de mobilidade em universidades francófonas. Para organização deste programa o MEC/SESu em breve (possivelmente janeiro/2014) entrará em contato com cada Universidade Federal (são 30 Universidades Federais que possuem francês  Licenciatura) para estabelecer as metas, indicar participantes, definir a formação de grupos específicos do Francês sem fronteiras e detalhar o quadro de mobilidade de cada uma .
Além disso, participou da cerimônia de apresentação e lançamento do programa e acordos de cooperação assinados entre o Ministro da Educação Aloizio Mercadante e o Presidente da França François Hollande. Como consequência dos acordos assinados, o Ministro Mercadante solicitou um levantamento da demanda pelo francês para incluir a língua francesa no ENEM, fatos estes amplamente divulgados pela imprensa nacional, no último dia 12/12.  
A implantação e desdobramentos do programa Francês Sem Fronteiras incluem a definição de Núcleos de Línguas, Centros de aplicação de teste de nível voltado à mobildiade -  TCF -  e também preparação dos alunos por meio  de cursos específicos (Français sur Objectif Universitaire-FOU) detalhamento que será solicitado a cada universidade
Por isso, caros parceiros, em nome da APFES e da Federação Brasileira de Professores de Francês, solicito a todos vocês a  mobilização local para divulgação destes fatos aos professores de todas as universidades do Brasil.

Para maiores informações, sobre o ENEM, o link da reportagem divulgada pela imprensa brasileira
12/12/2013 19h27 - Atualizado em 12/12/2013 19h42
MEC avalia incluir francês, alemão e mandarim como opção no Enem


http://g1.globo.com/educacao/noticia/2013/12/brasil-avalia-incluir-frances-alemao-ou-mandarim-como-opcao-no-enem.html


Boas festas!


Postagens mais visitadas deste blog

Diretoria 2023/2025

Presidente: Bartira Zanotelli Dias da Silva. Vice-presidente: Marcos Roberto Machado. Primeira secretária: Angela Maria Pereira Silva. Segundo secretário:  Anaximandro Oliveira Santos Amorim. Primeiro tesoureiro:  Jovanir Poleze. Segunda tesoureira: Josiane Varejão Silva. Bibliotecária: Nathielli de Souza Moreira.

Diretoria 2021/2023

Presidente: Angela Maria Pereira Silva Vice-presidente: Marcos Roberto Machado Primeira secretária: Nathielli S.Moreira Segundo secretário: Anaximandro Oliveira Santos Amorim Primeiro tesoureiro: Jovanir Poleze Segunda tesoureira: Bartira Zanotelli Bibliotecária: Isabela Piva

Quem somos

A  APFES - Associação dos Professores de Francês do Espírito Santo  foi oficialmente criada em Vitória (ES) em outubro de 1988 e está sediada na Aliança Francesa de Vitória. Desde sua criação, a APFES realizou muitas atividades voltadas aos professores e aos estudantes da língua francesa no Espírito Santo. Aos professores, a associação promove oficinas e outras atividades de formação e qualificação, quase sempre em convênios e parcerias com instituições internacionais. Já para a comunidade falante de francês em geral no Espírito Santo, a associação tem realizado, nos últimos anos, especialmente a Jornada Linguística e a comemoração da Festa da Música. São grandes parceiros da associação no Espírito Santo a Aliança Francesa de Vitória e o Núcleo de Línguas da Universidade Federal do Espírito Santo, que também são as duas principais instituições que ofertam cursos livres de língua francesa neste estado. A APFES é associada à  FBPF – Fédérati...